Sobre nós

Quem somos?

Nós, Marieke Hart e Jan Thij Bakker, fundamos a Shareyourmeal em Março de 2012. Vivemos em Utrecht e somos pais da Kaatje e Evi. Somos empreendedores socialmente comprometidos. Adoramos boa comida e cozinhar e acreditamos na partilha! Devido ao excelente feedback que temos recebido, estamos cada vez mais inspirados pelo poder da partilha de comida. Para além da Shareyourmeal, Jan Thij trabalha para a empresa de internet Quizworks, especializada em jogos online (http://www.onlinequizcreator.com). Marieke é formadora/acessora sénior da cidadania global em NCDO (Organização holandesa dedicada à cidadania global e à cooperação internacional). Ocupa o seu o tempo a fomentar o compromisso para um Mundo melhor.

A nossa história

Marieke Hart

 

A partir do nosso jardim, era possível sentir o cheirinho a comida que vinha sempre que a nossa vizinha estava a cozinhar. Estávamos intrigados com o odor que vinha da sua cozinha, e  tínhamos curiosidade para saber o que cozinhava. Um dia ganhamos coragem e perguntamos-lhe se um dia destes podíamos provar um dos seus pratos. Nesse mesmo fim de semana fomos a sua casa, e com alguns euros trouxemos de lá três deliciosas sopas de abóbora. E foi assim que, demos conta que partilhar comida é uma ótima forma de conhecer os nossos vizinhos. Entretanto, outros vizinhos começaram também a participar. Ao vermos toda gente entusiasmada, decidimos criar esta plataforma online, permitindo assim que todos os residentes na Holanda pudessem usufruir e partilhar as suas refeições com os seus vizinhos. E foi assim que a Shareyourmeal começou.

O nosso sonho

A ideia por detrás da Shareyourmeal é que, comer une as pessoas. Esperamos conseguir criar laços de amizade entre os vizinhos. Pretendemos também prevenir o desperdício de comida. Por fim, esperamos encorajar as pessoas a comerem comida saudável. A Comida da Vizinha oferece uma saudável e apetitosa alternativa ao jantar tradicional e a possibilidade de conhecer novas pessoas. Esperamos que em breve as pessoas possam levantar uma apetitosa refeição do seu vizinho, todas as noites e por toda a Holanda.

Mas também fora da Holanda, atualmente estamos focados no lançamento da Shareyourmeal noutros países. Por exemplo, Shareyourmeal.net e Teildeinessen.at já estão activos. O nosso sonho é fazer com que a partilha de comida se torne uma tendência a nível mundial.

 

Espírito empreendedor social

Consideramos A Comida da Vizinha como sendo uma empresa comprometida socialmente: somos empreendedores que ambicionam um Mundo melhor. Temos uma abordagem profissional mas o nosso principal objetivo é social. Definimos o lucro num sentido mais amplo do que o meramente financeiro. O nosso lucro consiste no valor que conseguimos dar há sociedade.

Obviamente que precisamos de alguma fonte de rendimento para cobrir as nossas despesas. No primeiro ano, recebemos um apoio financeiro inicial da Fundação DOEN. Agora precisamos de manter a nossa situação financeira. Pretendemos portanto, combinar de uma forma mais comercial (patrocínios, publicidade e subscrições pagas) com o carácter social da nossa plataforma.

 

Economia partilhada

Através da internet podemos conseguir o que em tempos era habitual: partilhar. Noutras culturas ainda é costume cozinhar grandes quantidades para a eventualidade de aparecer alguém. Na Holanda, aparecer em casa de alguém se aviso não é muito usual. A Comida da Vizinha torna outra vez possível a partilha de comida.

Por esse motivo, A Comida da Vizinha encaixa perfeitamente nesta nova tendência de economia partilhada. Cada vez mais os consumidores trabalham juntos emprestando, trocando, alugando ou comprando e vendendo coisas, dinheiro e serviços entre eles. Trocam-se cds e livros através da plataforma Swaptree; alugam os seus carros a outras pessoas através da Snappcar e com a Peerby, os vizinhos podem emprestar as suas ferramentas uns aos outros. Iniciativas como esta fazem desaparecer as barreiras tradicionais entre produtores e consumidores. A tecnologia online permite equilibrar a oferta com a demanda entre os consumidores a nível local. Essencialmente trata-se de que algo valioso (como a comida que sobra) acabe onde seja preciso.

 A economia partilhada torna a nossa sociedade mais social e mais sustentável! Uma tendência da qual vale a pena fazer parte!

 

Alguns comentários de utilizadores

Estamos maravilhados pelas respostas entusiastas e pelas histórias bonitas dos nossos cozinheiros e foodies e queremos partilhar algumas dessas histórias com vocês.

 Cozinheira Claudia: “ Adoro isto: Permite-me dar asas à minha criatividade, agradar as pessoas com a minha apetitosa comida e receber bons comentários! O contacto com as pessoas é sempre muito agradável. No outro dia um foodie reparou o meu computador portátil e neste último verão tomei conta dos gatos de um outro foodie.”

 Mãe de Bente, cozinheira: “Bente é uma menina de 8 anos de idade e tem  síndrome de Down. Bente quer tornar-se uma cozinheira quando for grande. Graças ao Shareyourmeal a vizinhança pode agora conhecer Bente e ver o seu potencial em vez das suas limitações. Para Bente é ótimo e serve também de incentivo para cozinhar mais vezes.”

 Cozinheira Sra. Harders: “ À última hora um dos nossos amigos disse que já não viria jantar, o que resultou na sobra de uma sopa de tomate. Colocamos esta sopa disponível no Shareyourmeal, e uma hora mais tarde tínhamos um vizinho há nossa porta. Ainda lhe demos uma baguete com uma manteiga de ervas e um kiwi. Esta plataforma permite-nos participar mais no que se passa na nossa vizinhança. Não estamos nisto por dinheiro, mas sim porque nos faz sentir bem”.